Biografia

Se 2011 foi o ano do rap no Brasil, 2012 é o ano da consagração do trabalho de muitos artistas de hip hop que mostraram sua arte nos últimos anos, ganharam destaque no ano passado e que agora se consolidam. Entre os grandes nomes está o de Rashid, jovem MC com letras fortes, de protesto, levada inconfundível e que com 24 anos se prepara para passos mais largos. Rashid possui mais de 55 mil fãs em sua página do Facebook. No microblog Twitter, são mais de 70 mil seguidores. Nos shows, casa sempre lotada. 

Nascido na zona norte de São Paulo (21/03/1998), Michel Dias Costa, mais conhecido como MC Rashid, teve seu primeiro contato com o rap aos 12 anos de idade. Como todo garoto criado na periferia, começou a escrever suas próprias letras, sonhando em um dia subir ao palco. Depois de fazer parte de dois grupos formados por amigos, ele adquiriu prática e ficou mais fácil compor. Com apenas 16 anos Rashid já participava de batalhas de Freestyle, improvisando versos e chamando a atenção de MCs mais experientes. 

A consequência foi a conquista de títulos nas duas batalhas de rimas mais conceituadas e conhecidas do Brasil, a Batalha do Santa Cruz – (organizada pela Afrika Kids Crew) e a Rinha dos MCs (organizada por Criolo e DJ Dan Dan). O rapper também participou da edição nacional de 2007 da Liga dos MCs, e, no mesmo ano, gravou a convite de Pedro Gomes o documentário “Freestye: um estilo de vida”. 

A partir da arte de improvisar, Rashid passou para uma nova etapa de sua vida profissional, lapidou seu talento e mostra a evolução de suas rimas em uma faixa do álbum de Kamau (Non Ducor Duco – Plano Áudio, 2008). 

A evolução continua, e, em 2010, o primeiro EP chega ás ruas. “Hora de Acordar”, com 9 faixas e participação de Marechal, Rael da Rima, Projota, produções de Nave, A.G. Soares (Pentágono) entre outros, faz barulho. O MC se apresenta em diversos estados, sempre com casa lotada vendendo seus EPs de mão em mão e ocupa espaço na nova safra de MCs do Brasil, divide palco com diversos nomes respeitados no hip-hop, como Kamau, Emicida, Criolo, Max B.O. e KL Jay. 

Ainda em 2010, Rashid gravou uma vinheta temática para a SporTV, referente ao Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição de basquete do País; figurou em uma campanha publicitária do Bradesco; lançou duas coleções de camisetas em parceria com a marca de roupas Muro. A relação com a moda hip hop lhe rendeu uma participação em um editorial de moda para a revista Serafina (Folha de S. Paulo). 

Rashid adquiriu maior consagração em 2011, com a mixtape “Dádiva & Dívida”, um CD conceitual com 15 faixas, incluindo produções de DJ Caique, Damien Seth, Skeeter, Laudz, Casp e do próprio artista. O disco conta com participação especial de Terra Preta, Projota, Phill, Massao (Pentágono) e Kamau. 

Aproveitando as idéias que ficaram de fora da “Dádiva & Dívida”, em 2012, Rashid lançou no dia do seu aniversário a mixtape "Que Assim Seja", um trabalho bem equilibrado entre sons pesados e sons tranqüilos, que conta com 20 faixas e diversas participações. As produções ficaram por conta de: Casp, Laudz, Skeeter, Caíque, Mr. Break, Hand, Renan Samam, A.G. Soares e o próprio Rashid.